Search This Blog

Sunday, September 23, 2012

8º ano EF simula situações vivenciadas por pessoas portadoras de deficiência visual


22/08/12 14:00 -



Apresentação sobre personalidades com deficiências
Um conteúdo especial do Ensino Bilíngue propiciou aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental compartilharem uma experiência que é vivenciada diariamente por centenas de milhares de pessoas no mundo todo: a deficiência visual. A ideia da proposta, intitulada In the dark, é que os liceístas sentissem como é o dia a dia de quem não enxerga, as dificuldades de acesso aos locais, a ajuda dos colegas para vencer essas barreiras. Todo o procedimento foi acompanhado de perto pelas professoras das turmas e pelas coordenadoras Alessandra Vieira Marques e Maria Vitória Komar.





A simulação abordou não apenas o aluno que teve os olhos vendados para percorrer os espaços da escola como também do guia, que o orientava para descer as escadas e escolher a direção correta, por exemplo. Para auxiliar na compreensão do tema, os estudantes também assistiram ao filme "The miracle worker" (1962), baseado na história real de Helen Keller.

A jovem, cega e surda desde a infância devido a um caso grave de febre escarlate, sente-se frustrada por sua incapacidade de se comunicar, o que acaba gerando um comportamento violento e incontrolável. Sua vida começa a mudar com a chegada da professora Annie Sullivan, que consegue manter contato com Helen por meio do toque - única ferramenta que elas têm em comum.

Personalidades

Outras personalidades que também conviveram com deficiências - como o cantor Ray Charles (cego) e o compositor Beethoven (surdo) - foram lembrados pelos estudantes, que apresentaram uma biografia dos artistas escolhidos para os colegas. Tanto a pesquisa como a explanação foram realizadas na língua inglesa, bem como a roda de conversa que se seguiu aos apontamentos.

Fonte: Clique aqui
Galeria de Fotos: Clique aqui

No comments:

Post a Comment